A par das eleições Federativas do PS, as mulheres socialista irão votar a candidata a Presidente da Estrutura Federativa das MS-ID de Castelo Branco.
Uma candidatura foi entregue no dia 20 de outubro de 2022, na sede do PS de Castelo Branco, tendo como moção de Orientação Política o documento intitulado, “Em participação igualitária, a nossa causa, o Distrito!” que teve como primeira subscrita a militante do PS Joana Bento, que é candidata única, a Presidente desta estrutura, nestas eleições.
Joana Bento é Natural de Silvares, foi membro da bancada socialista da Assembleia Municipal do Fundão e líder da bancada do PS na Assembleia de Freguesia de Silvares, presidiu à mesa da comissão política da juventude socialista da Federação Distrital de Castelo Branco e foi membro da comissão nacional da mesma estrutura. Também tem sido da direcção do Rancho Folclórico de Silvares, grupo a que pertence há mais de duas décadas.
Joana Bento também foi presidente da concelhia do PS do Fundão e foi candidata à esta Câmara Municipal pelo PS. Tomou, novamente, posse em 2021 para o cargo de vereadora do Município do Fundão, cargo que exerceu no anterior mandado 2017-2021.
Desde outubro de 2019 é deputada do PS na Assembleia da República eleita Distrito de Castelo Branco, onde integra a Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, Comissão de Agricultura e Mar e Comissão de Trabalho e Segurança Social.
No mandato 2009-2013 foi deputada municipal na Assembleia Municipal do Fundão. Desempenhou funções na Comissão Alargada da CPCJ do Fundão desde 2009 até 2017.