Magustos em Caria

Como já referimos em noticia anterior, o S. Martinho foi antecipado para a pequenada e para os mais velhos, no extraordinário magusto intergeracional que decorreu no dia 10 de novembro, no espaço junto às piscinas, com as preciosas castanhas assadas em fogueira de caruma.

No dia 11 no Largo da Casa Etnográfica, realizou-se o Magusto tradicional para toda a população, organizado pela Irmandade de Santa Bebiana. Esta “esperta organização” promoveu um concurso de Jeropiga, onde os candidatos participavam com três litros do precioso abafado. A concurso apresentaram-se ainda 16 participantes, onde pela box secreta o publico foi provando e votando a sua preferência.  No resultado final o primeiro lugar foi para: Sandra Patricio; o segundo lugar para Helena Mocho do Monte do Bispo e o terceiro lugar para António Querido.

A Junta de Freguesia ofereceu as castanhas que foram assadas também no modelo tradicional de fogueira de caruma, atuaram os bombos “Amigos da Santa” e não faltou animação.

No evento houve ainda torneio de vários jogos tradicionais, organizados pelo Nucleo Gimnodesportivo de Caria.

Em Malpique, o Magusto decorreu no domingo dia 12, que foi também dia de Mercadinho, com almoço convívio entre sócios, visitantes e convivas. Pelo fato de ter chovido e molhado a caruma, as castanhas foram assadas em fogareiros e regadas por várias e boas jeropigas.

A animação esteve a cargo do conceituado grupo da Covilhã Concertinas da Beira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *