Mensagem Pascal

Padre Celso
Pároco de Caria

Estamos ainda a viver este tempo da Quaresma, tempo de silêncio, penitência e oração, que nos prepara para as celebrações das festas pascais, não sem antes vivermos profundamente a Semana Santa, a Semana Maior para nós cristãos, destacando-se o seu início com a Celebração do Domingo de Ramos na Paixão do Senhor seguida da Procissão do Silêncio do Senhor, que na sua primeira edição, o ano passado, teve uma grande adesão por parte da população da nossa Vila e aldeias vizinhas. Organizada pela paróquia, coro e catequese paroquial, com a colaboração muito estreita da Liga dos Amigos do Centro de Assistência Paroquial de Caria, teve a animação do quarteto de sopros e do Coro Paroquial, que este ano queremos repetir nestes moldes, com alguns ajustes, que nos ajudarão certamente a iniciar uma semana tão profunda, intensa e solene.
Outro momento alto desta Semana Maior será a Vigília Pascal, este ano na igreja paroquial de Peraboa às 21.30h. Esta celebração será realizada com âmbito inter-paroquial, com a participação das comunidades de Caria, Malpique, Monte do Bispo, Ferro, Peraboa, Castanheiras, bem como as paróquias de Bendada e Inguias e suas anexas, que este ano se associam pela primeira vez. Os diversos coros, acólitos e leitores unir-se-ão e estão já a preparar esta celebração digníssima, profunda e solene, não fosse ela a Vigília Pascal, a mais importante das vigílias, a mais importante das celebrações para nós cristãos, pois é nela que marcamos e vivemos profundamente o mistério central da nossa fé cristã, a Ressurreição de Cristo.
Desta forma, queremos viver em união e comunhão fraternas, celebrar profundamente este tempo forte para nós cristãos: a Quaresma, a Semana Santa e a Páscoa.
Aproveito o momento e este espaço para, em nome pessoal, desejar a todos um tempo favorável de santificação, como nos convidava o apóstolo São Paulo no primeiro dia da Quaresma, quarta-feira de cinzas, para nós Igreja e para todos os homens e mulheres de boa vontade, especialmente neste tempo conturbado e de provação. E, antecipadamente, fazer votos de boas festas pascais para todos. Que seja um tempo de renovação pascal, tempo de alegria, de júbilo e de esperança, que se estende até ao Pentecostes e que se prolongue, em crescente, nas nossas vidas, iluminadas pela luz que nos vem de Cristo Ressuscitado.
Celso Marques
Pároco de Caria

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *