Penamacor Vila Madeiro

A festa do “Maior Madeiro de Portugal” conta, mais uma vez, com mercado de Natal, tasquinhas, espaço infantil, animação itinerante, fóruns, colóquios, feira do livro, showcooking, passeios pedestres e equestres, concertos e workshops, entre inúmeras atividades recreativas, gastronómicas e culturais. Este ano já sem pandemia regressa, com um vasto programa nos dias 7, 8, 9, 10, 11, 17, 18, 23, 24 e 25 de dezembro.

As festividades iniciaram-se  no dia 7 de dezembro, às 15 horas, com visita aos expositores, comércio local e espaços decorados pela população. O Grupo de Bombos dos Três Povos, as Concertinas de Natal, a Lôa Trovadoresca e os Trovadores da Beira estiveram encarregues da animação de rua nesse dia, sendo que a Concentração do Madeiro decorreu, já de noite, no Recinto da Nossa Senhora do Incenso, numa iniciativa que contou com a atuação da Tuna Académica “JÁ B’UBI E TOKUSKOPOS”, do Grupo de Cantares do Rancho Folclórico de Penamacor, de Grupos de Concertinas e de Bombos, dos Tok’Avakalhar e dos já habituais grupos espontâneos que ajudaram a animar a festa.

No dia 8 foi o habitual desfile de tratores que carregam os troncos até ao adro da Igreja, acompanhados de muita animação com os Bombos do Barco e Concertinas da Gardunha, seguidos de Animação de Rua com o Trio Natalino e Manos Almeida.

Dia 9 o Grupo de Cantares de Pedrógão de S. Pedro, às 16h00 e Concerto por “Os Duendes” e Animação de Rua Pelo Grupo de Concertinas de Jarmelo.

Dia 10 mais Animação de Rua com o Grupo de Concertinas de Alpedrinha e a orquestra de foles “Foligaitos”; 6º Encontro de Cantares ao Menino, às 18h30m; Ainda no mesmo dia às 19h30m o artista Leonardo, Amigos das Concertinas às 20h; e às 22h30m baile na Casa do Povo, com “Artur e Márcia”.

Dia 11,às 8h30 Passeio Pedrestre PR4-Patada da Mula”; “Fanfarra nem Fu nem Fá” e “Picadinhos da Concertina, às 11h; Concerto de Rock de Natal por Indy Trumbita às 14h30m; “Concertinas da Gardunha” às 18h30m.

. O momento alto do certame e desta tradição acontece na passagem da noite de 23 para 24, com o acender da fogueira
A festa do Maior Madeiro de Portugal conta, mais uma vez, com mercado de Natal, tasquinhas, espaço infantil, animação itinerante, fóruns, colóquios, feira do livro, showcooking, passeios pedestres e equestres, concertos e oficinas, entre inúmeras atividades recreativas, gastronómicas e culturais.

Dia 17, um Workshop sobre a Salvaguarda da Floresta Autoctone, às 10h; Grupo de Bombos do Barco às 11h; Trio “Soldadinhos de Chumbo”, às 14h; Colóqio sobre a Produção de Mel dna Serra da Malcata, às 15h; Observação Astronómica às 15h; Concerto pelo Saxofonista João Salcedas; Cavaquinhos de Penha Garcia, às 21h Concerto de Natal da Academia de Música do Fundão e às 22h30 animação de Rua com “Os Trovadores”.

O dia 18 desperta às 8h30m com um outro passeio pedestre, este pelo trilho PR&- Crista Quartzítica; 10h30m animação de rua com “Os Reis Magos”; 15h Fórum “Madeiro a Chama da Tradição”; 15h30m “Picadinhos da Concertina e Grupo de Gaitas da Golegã, na animação de rua; Manos Almeida, às pelas 16h30m, e Artista Leonardo às 18h.

Dia 23, a animação de rua começa às 17h com a banda “Fun Christmas” e BFC Street Band; Concerto pela Banda Filarmónica da Aldeia de João Pires, ás 21h; “Soul Gospel Project” às 22h30m; Cujo momento alto da festa acontece às 24h com o acender do emblemático Madeiro seguindo a animação pela noite fora com a Fanfarra 4XX; Toc’ avakalhar e Concertinas de Alpedrinha.

Dia 24, às 10h30m, novo concerto do Saxofonista João Salcedas; e animação de rua durante todo o dia com “É Natal”, “Orquestra do Pai Natal” e “Bordões da Beira.

No dia 25, logo às 00h haverá Cânticos ao Menino junto ao Madeiro; às 15h, animação de rua com “Pai Natal Cantor  e o inseparável Duende”.

Às 16h Circo Mágico de Natal, e animação de rua às 16h30m com “As aventuras da Lapónia”.

O Presidente da Câmara Municipal de Penamacor, António Luís Beites Soares, disse que esta edição é a maior de sempre e que a autarquia pretende reforçar a aposta nos próximos anos. “É claramente importante elevar a qualidade dos eventos, para que estes sejam atrativos e tragam gente à Vila de Penamacor e dinamizem o comércio local. É um programa dos oito aos oitenta”, reforçou o edil

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *