Acabou-se o Vinho, foi o titulo para a peça criada por Ivo Cerdeira, jovem natural e residente em Caria, para apresentação no encerramento da Festa de Santa Bebiana 2022, em Caria.
A história apresenta três casais em que os homens por um lado e as mulheres do outro, faziam a suas comemorações de rescaldo da festa, com suas ressacas e vivas à Santa. Tendo a disputa do vinho no centro, as três mulheres resolvem pregar uma partida aos maridos, simulando uma aparição da Santa Bebiana com um milagre, a transformação da água do chafariz em vinho, porém perante a promessa de eles “passarem a tratar bem suas mulheres”. A tramoia resulta mesmo, as mulheres poem uns pózinhos no vinho, eles bebem e adormecem, elas introduzem vinho na canalização do chafariz e simulam a aparição da Santa Bebiana e do S. Martinho. Radiantes e saciados com o milagre, os homens chegam até a ser tentados em comercializar a pinga que sai do chafariz… e como prometeram à Santa, tornam-se muito colaborantes e serviçais de suas mulheres…
Muito frio, muita falha técnica, muita improvisação, mas também e sobretudo, muita gargalhada, muita alegria. soberbo calor humano e muito entusiasmo. Numa representação onde o improvisado se confundia com o previsto, a ficção se confunde com a realidade, já que desde a dicção, as deixas, as vozes roucas e os próprios atores, conferiam toda a autenticidade uma vez que eram os próprios jovens: Mafalda Carvalho, Filipe Alves, Margarida Pires, Ana Proença, Tiago Alves e José Fernandes, membros da Irmandade e que vinham organizando a festa nestes quatro dias.