O titulo é da autoria do Município de Belmonte confirmando que decorrido mais de um ano após a implementação do Programa CED, foram até à data esterilizados, vacinados e desparasitados 185 felinos, dos quais 48 foram adotados.
Trata-se de um projecto iniciado em Caria, onde por proposta da Junta de Freguesia e alguns moradores locais no ano de 2021, foi inscrito no Orçamento Municipal uma verba de 5000€, havendo inclusivamente a proposta de as antigas instalações do Centro de Saúde no Monte do Bispo serem afetas a este projeto. Mais tarde a Câmara Municipal chamou a si a organização do CED, contratou uma técnica veterinária para este serviço e é o sucesso revelado, demonstrando que para redução eliminação das colónias de gatos vadios ou silvestres, é o método mais eficaz. Neste período foram identificadas 42 colónias, existindo bastantes mais sinalizadas que em breve serão também intervencionadas. O processo passa por as pessoas se inscreverem na Câmara como cuidadoras de determinada colónia, tornando-se assim parceiros com o Municipio na manutenção da mesma, na qual se inclui o processo de esterilização, Cujo principio é Capturar as fêmeas, Esteriliza-las e Devolvê-las ao seu meio ambiente – CED.
Na mesma nota o Município agradece aos cuidadores toda a dedicação e ajuda no processo de controlo das colónias de gatos. Salientando que é de extrema importância a limpeza e manutenção da higiene dos locais para evitar insalubridade e desavenças entre moradores.
Reunidas as condições de elegibilidade para os apoios do ICNF, o Município de Belmonte obteve já o parecer favorável e já se encontra também contratualizado o Apoio à Esterilização de Cães e Gatos de Companhia e o apoio à identificação eletrónica e registo de animais de companhia. As famílias carenciadas podem solicitar assistência, no que respeita à esterilização para os seus animais de companhia, devendo para isso inscrever-se no Gabinete de Ação Social do Município de Belmonte.
jhs