Correio de Caria

Tradição cumpre-se mais uma vez em Penamacor

Acaba de se acender o Madeiro de Penamacor,(foto enviada pelo nosso correspondente) , o acontecimento ocorre tradicionalmente na noite de 23 para 24 de dezembro ás 00horas, esta ano com alguma dificuldade por toda a madeira se encontrar muito molhada. O Madeiro de Penamacor ganhou fama de ser o maior do país. Com efeito nesta vila as festividades em torno do Madeiro começaram logo no dia 8 de dezembro, a população acorre à rua para saudar o cortejo de tratores carregados de grandes troncos de árvores e lenha diversa, que de ano para ano procura bater o antecedente. A tarefa cabia aos jovens do ano da inspeção militar só os rapazes, mas agora também as raparigas. Acompanhados à concertina e pendurados na canga dos tratores vão atirando laranjas dos ramos de laranjeira que a mesma tradição manda também fazer parte.

Em todas as localidades o Madeiro é aceso ao cair da noite do dia 24. Em Penamacor, acende-se a 23 e mantém-se aceso durante vários dias, consolidando um processo que vem sendo preparado há quase um mês e que envolve “malta do ano”.

Fazendo jus à sua afirmação no conceito de Vila Madeiro, Penamacor realiza um conjunto de eventos de que se destacam:

A cerimónia inaugural que teve lugar no dia 7 de dezembro, onde o presidente da Câmara António Beites referiu que “Este evento apresenta o que Penamacor tem de melhor.”

– No dia 8 de dezembro Atuação do Coro Misto da Beira Interior, dirigido pelo maestro Luís Cipriano que atuou no Convento de Santo António.

– Ainda no dia 8 e em seguimento ao cortejo para colocação do Madeiro no Adro, a Tenda Vila Madeiro recebeu o Workshop de Cultura e Gastronomia “Doces Sem Culpa Para Um Natal Consciente”, a cargo do Nutrichef Duarte Alves, seguido da atuação dos alunos da Turma de Dança Infantil e Juvenil da Escola Geração Musical. Este Stand recebeu a Menção Honrosa Melhor Stand na Bolsa de Turismo de Lisboa 2019.

– Na sexta-feira dia 13 decorreu a Rota dos Sabores, com um passeio a cavalo pelo centro da vila, sendo que os participantes continuaram noite dentro, a cavalo, por Penamacor. Integrado no 6º Passeio Equestre Vila Madeiro Orihorse, que teve lugar no sábado dia 14 de dezembro e onde participaram cerca de 40 cavaleiros portugueses e espanhóis.

– Ainda no dia 14 de dezembro, teve lugar a terceira edição do Encontro de Cantares ao Menino, que contou com a atuação de grupos vindos de diversas regiões do país, perante uma plateia bem composta.
Os grupos participantes foram o Grupo de Cavaquinhos da Salatina, as Adufeiras da Casa do Povo do Paul, o Grupo Folclórico e Etnográfico da Cova do Ouro e Serra da Rocha e o anfitrião Grupo Modas Antigas, em representação de Penamacor e de toda a Beira-Baixa.

Neste mesmo sábado dia 14 a “Malta de 99”, amigos familiares e visitantes, num total de cerca de 80 voluntários participaram no Passeio “Vamos plantar um sobreiro e outras espécies autóctones”.

No dia 17 dezembro, cerca de 170 crianças do ensino pré-primário e do primeiro ciclo do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches (AERS) e do Infantário de Nossa Senhora das Dores da Santa Casa da Misericórdia de Penamacor festejaram o Natal, num evento com muita animação.

Dia 21 teve lugar a terceira edição da Corrida Noturna Solidária Vila Madeiro que contou com 102 participantes, sendo que, este ano, o valor de inscrição reverteu a favor do Instituto Social e Cristão Pina Ferraz.

Também no sábado dia 21 de dezembro A Igreja Matriz encheu para receber o Concerto de Natal, que contou com a atuação de alunos da Academia de Música e Dança do Fundão (AMDF) e do polo desta escola em Penamacor…

No dia 22 domingo, teve lugar o “Natal Sénior – Encontro Concelhio de Idosos” que contou com cerca de 250 participantes, na Tenda Vila Madeiro. A festa contou com as atuações da Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires, do Duo “Os Manos” e do Rancho Folclórico de Aranhas.

A edição de 2019 do Penamacor Vila Madeiro conta, ainda, com outras atividades, como a Feira do Livro, que decorre todo o mês de dezembro. Durante todos os dias do evento, a animação de rua está ainda garantida com os grupos Sons da Suevia; Grupo Sópráki; Infinitum: A Corte do Rei Herodes; KhaganiçOrchestra; Picadinhos da Concertina; David Cruz: O Pai Natal Orquestra; Concertinas os Foligaitos; Grupo Celtitando; Bombos e Adufeiras da Casa do Povo do Paul; Alunos da AMDF – Polo de Penamacor; Aras Navi – Cantam o Natal; Os Carriços; Pifaradas e Gaitadas; Grupo de Cantares de Pedrógão de São Pedro; Bordões da Beira; Xmas Bandobell; Os Fanfarrões; Os Trovadores da Beira; Os Chibatas; Zabumbas de Alpedrinha; Mascotes do Natal; Beira Brass Band; Tok´Avakalhar; Pedro Domingues and Friends; e Grupo de Concertinas Natalícias do Ribatejo.

Programa completo disponível em:

http://www.cm-penamacor.pt/vilamadeiro/index.php/programa

Video da MALTA de 99
https://www.facebook.com/1277568031/posts/10221270769140246/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *