João Paulo Gaspar é o novo presidente da Banda de Caria que sucede a Luís António Almeida que há mais de 35 anos presidia à direção desta entidade emblemática da vila de Caria.
A tomada de posse teve lugar em ato publico, no passado dia 1 de fevereiro na sede da Banda de Caria, na sequência das eleições de 28 de janeiro que o Correio de Caria divulgou na sua edição em papel.
Nas eleições foi presente apenas uma lista, tendo votado 12 associados dos quais três se abstiveram e nove votaram a favor na lista apresentada, a qual é presidida pelo jovem músico e cariense João Paulo Gaspar, o secretário é Fernando Pinto e o tesoureiro José António Saraiva. O Conselho Fiscal é presidido por Diogo Manuel Paiva e Luís Miguel Casteleiro preside à mesa da Assembleia-Geral.
Segundo a ata da assembleia eleitoral que foi lida pelo presidente cessante, Luís António Almeida, na sessão foram pedidos vários esclarecimentos sobre a condição de sócios nesta associação, assim como foi questionado o projeto que a lista candidata tinha para apresentar aos sócios. Nesta sessão foi feito ainda pela direção cessante uma espécie de relatório da atividade da Banda no decorrer dos quase 40 anos que estiveram em exercício. Um processo que decorreu da Casa do Povo de Caria, como Banda Filarmónica da Casa do Povo de Caria, instalações, fardamentos, instrumentos e ações realizadas, atuações e ensaios. Bem como os valores em dinheiro que a atual direção deixa para o futuro, cerca de 9000€ numa conta e 16 000€ noutra, esta ultima um valor que já decorria da entidade Casa do Povo. Na mesma sessão e segundo a referida ata, estando presente como repórter do Jornal de Belmonte, o vereador municipal Carlos Afonso, pediu a palavra para dizer que “felicitava a direção cessante pelo trabalho que tinha feito pela coletividade, pelo que fez pela cultura, pela música e pela população de Caria, desejando que a nova direção fizesse tanto como esta fez…”
João Paulo Gaspar disse ao Correio de Caria que encarou “este desafio como apaixonante, sendo a primeira vez que se liga ao associativismo na vila de Caria, que é a sua terra e sendo ele músico de carreira e profissão, poderá dar o seu contributo na afirmação deste valor da sua terra que é a Banda de Caria”. João Paulo Gaspar foi membro da banda aos 14 anos, onde esteve um ano e meio, mas depois seguiu para os instrumentos de cordas, sendo atualmente violinista profissional. Tratando-se da banda da sua terra, sente com orgulho e empenhamento a entrega que quer dar a este projeto para “elevar a Banda de Caria”. Entrevista mais desenvolvida e lista completa dos novos órgãos sociais da Banda, na edição em papel do Correio de Caria
Refere a página web do Município de Belmonte que “Esta Banda de Musica, foi formada há mais de um século na Vila de Caria, fala-se do ano de 1890 com o nome de Banda Filarmónica da Casa do Povo de Caria, tendo mais recentemente, sido constituída como Associação passando a designar-se como Banda Filarmónica de Caria, tendo-lhe sido atribuída a medalha de Mérito Cultural em 1/10/1994 e a Medalha de Mérito Municipal em 26/04/2013 e em 26/04/2017.”