Colóquio sobre “Os Mistérios da Páscoa na Beira Baixa”

Ao verificarmos que o dia 2 de abril coincidia com o Domingo de Ramos, considerámos que não fazia sentido se realizar neste dia a anunciada sessão sobre as marcas do Cripto-Judaísmo em Caria. Foi por isso agendada essa sessão para o dia 20 de maio no mesmo local e aproveitando a logística já preparada, enquadrarmos a sessão na temática dos ” Rituais e Práticas da Quaresma na Beira Baixa “, contando com a colaboração do prestigiado antropólogo e excelente comunicador, Eddy Chambino.

A sessão realiza-se na Casa da Torre, mas apenas depois das celebrações do dia de Ramos que decorrem na Igreja Matriz, capela de Santo António e zona envolvente, pelas 18h.

Eddy Chambino: Antropólogo, Investigador em assuntos etnográficos e tradições, Técnico Superior na Câmara Municipal de Idanha a Nova, foi promotor da certificação do Bodo de Monfortinho como Património Imaterial Cultural e encontra-se a tratar da mesma certificação para o Ciclo da Páscoa em Idanha a Nova. Assim como no apoio à mesma certificação da festa da Santa Bebiana de Caria. Traz-nos uma reflexão e análise sobre o fenómeno das celebrações da quaresma e Páscoa, desde a Quarta-feira de Cinzas, à Celebração da Pascoela e a Srª do Almurtão.

Compareça e fique a saber mais sobre estas tradições do Ciclo da Páscoa na nossa região.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *