À semelhança de anos anteriores, a muito distinta Banda de Caria, quis brindar a população com o seu Concerto que nesta ocasião quase todas as bandas e orquestras realizam, em atuação de Natal ou de ano novo.
Por enquadramento das festividades, quis a autarquia de Belmonte integrar o evento na Festa das Luzes, Celebração de tradição Hebraica…
Toda a prestigiada banda e população acorreram à Igreja Matriz desta vila, no domingo dia 29 de dezembro, para o concerto anunciado, o qual que se vem a iniciar quase uma hora depois: Luis António,Almeida vereador Municipal e Presidente da direçaõ da Banda Filarmónica de Caria, começou por pedir desculpa do atraso, explicando que se devia ao facto de ter surgido a oportunidade de a RTP vir fazer transmissão em direto do evento.
Era visível nos rostos concordância geral, pois o fato de vivermos aqui tão isolados neste interior profundo, o surgir de uma oportunidade de dar alguma visibilidade à cultura local seria de aproveitar…
Igreja cheia de publico muito entusiasmado, a orquestra executa sublimemente três peças quando pela porta se anuncia a televisão entram três jovens ,um com a câmara televisiva ao ombro.
Parou o concerto porque a televisão quer exibição exclusiva, a jovem pivot traz na intenção fazer uma encenação teatral dentro da Igreja para se enquadrar no espírito semi-carnavalesco do programa. Constava o ato em se colocar à frente da orquestra a tocar reco-reco e a simular que dirigia ela a Banda de Caria
Uma personagem com perfil idêntico era necessária para “a peça” e assim houve quem se apresentasse e se entregasse ao papel. Toda a teatralização levou mais de 15 minutos, perante o altar e num local de culto.
Da mensagem que se transmitiu dito por quem ouviu, e depois viu na televisão, parece não ter saído correta visibilidade para o trabalho da banda e do seu jovem maestro, Rodrigo Bernardo.
Dos conteúdos passados e até pela escassa formação dos pivôs a quem se entregam as programações hoje, terá havido mesmo confusão em se tratar de uma festa Judaica que decorria na Igreja Matriz de Caria.
https://www.facebook.com/100006640153442/videos/2577006279197352/?id=100006640153442
Aparte o incidente que para uns terá tido graça, mas para outros não, Banda de Caria levou a assistência ao rubro com a sua brilhante interpretação desde: “Oblivion de Astor Piazzolla”, Ammerland do Olandês, Jacob De Haan, ao tema do filme O Sr dos Aneis, “Aengers :End Game de Allan Silvestri; Murricone; Swuing Christmas de WilY Haustvast; Assim como Radeskty de Strauss, acompanhado com o Grupo de Cantares da Toca da Moura; não podendo deixar de se destacar a sublime e emocionante interpretação do tema “O Amor a Portugal” de Ennio Morricone, feita pela voz e sentimento da Dra Anabela Pinto, cujo video aqui apresentamos e na nossa página já vai em mais de 1 500 visualizações.
https://www.facebook.com/112223023470018/videos/788081458326860/
jhs