O resistente antifascista e paladino cultural, José António Pinho, que no dia 27 de abril também deu seu testemunho, com Duran Clemente e António Júlio Garcia, na comemoração dos 50 anos do 25 de Abril em Caria, vai ser homenageado no próximo dia 28 de novembro, data em que celebra o seu aniversário, numa iniciativa promovida pela Biblioteca da UBI, em colaboração com amigos do homenageado e a Âncora Editora.
O evento decorre no Auditório da Biblioteca da UBI, a partir das 14h00 e tem como objetivo reconhecer o impacto significativo que José António Pinho tem tido ao longo sua vida no contributo social cultural e politico da Covilhã.
A homenagem a José António Pinho terá lugar contará com a presença de diversas personalidades, incluindo o Reitor da UBI, Mário Raposo, o Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, e o Diretor da Biblioteca, Luís Pires.
Entre os oradores confirmados, encontram-se Drª Graça Sardinha, João Casteleiro, Vítor Pinho e Fernando Paulouro. Assim como amigos de várias proveniências e de curtas e longas datas que se cruzaram na vida de José António Pinho, terão a oportunidade de partilhar memórias e experiências, destacando-se a sua dedicação a ideais de liberdade e o seu contributo para uma sociedade livre, democrática e mais fraterna.
Além dos testemunhos, haverá um momento musical, com António Duarte e Vera Silva, seguido de palavras do Diretor da Âncora Editora, António Baptista Lopes, e do homenageado, José António Pinho, concluindo com o corte de um bolo em celebração ao seu aniversário.
O evento, aberto ao público, constitui uma oportunidade para celebrar a vida de uma figura marcante na Covilhã, cuja firmeza de ideais, embora por vezes controversa, nunca deixou de influenciar positivamente a comunidade.
jhs