Sortelha, à semelhança de Belmonte, é um cenário ideal para recuar no tempo ir até à época Medieval…e em nenhum sítio se sentirão tão transportados para a Idade Média como nas ‘Muralhas com História’ de Sortelha.
O evento decorre de 20 a 22 de setembro, na Aldeia Histórica de Sortelha, onde o Município do Sabugal volta a promover o evento ‘Muralhas com História’.
Nesta XII edição a experiencia vai para as vivências e convivências do reinado de D. Dinis, filho de D. Afonso III, que ascendeu ao trono de Portugal em 1279.
A D. Dinis se atribui muito da criação da nossa identidade nacional e pelo alvor da consciência de Portugal enquanto estado-nação. Assim como foi durante o seu reinado, que se estabeleceu a maior reorganização da administração interna, elaborando um conjunto de leis baseadas na realidade política, económica e social do país, marcando de forma inequívoca e permanente este território de fronteira.
A viagem ao quotidiano medieval é complementada com recriação histórica, mercado medieval, acampamento militar, ofícios e vivências, cestaria e animais da quinta, ritmos medievais, artes circenses, torneios de armas a pé e a cavalo, jogos medievais, animação infantil e animação contínua com ‘pera cá e pera lá’.
Destaca-se, para a região onde se localiza Sortelha, a redação do Tratado de Alcanizes, com o rei de Castela e Leão, Fernando IV, assinado a 12 de setembro de 1297, que definiu as atuais fronteiras, que até ali se estabeleciam pela margem, do rio Côa, sendo Sortelha a praça forte do nosso reino, em constante tensão com o Sabugal e suas terras adjacentes, na altura pertencentes ao reinado de Castela e Leão.
Após um período de tensão e várias incursões militares de ambos os lados, foi este tratado que aaziguou as tensões consolidando-se com o casamento da infanta portuguesa, filha primogénita de Dinis I de Portugal e da Rainha Santa Isabel. Tornando-se rainha de Castela pelo seu casamento com o rei Fernando IV de Castela, em 1302.