Uma Viagem pela Filarmonia

Tal como Correio de Caria já havia noticiado na edição em papel, foi hoje inaugurada, no Museu da Covilhã a exposição Intitulada “Uma Viagem pela Filarmonia: do século XIX ao século XXI”. A mostra integra dez painéis, um alusivo a cada uma das bandas do concelho da Covilhã e um painel explicativo da história da filarmonia e sua implantação na região, na cidade e nas diversas freguesia do concelho.

Registe-se que no concelho da Covilhã, a primeira banda filarmónica foi fundada em 1815, no Paúl; Depois Banda Filarmónica, Cortense, das Cortes, em 1899; A de Unhais da Serra, em 1904; A Recreativa Carvalhense, em Aldeia do Carvalho, em 1908; A Banda Eradense, da Erada, em 1924; A banda de Verdelhos, em 1925; A de S. Jorge da Beira, em 1942; A Banda da Covilhã, em 1944; E a Banda Filarmonica Caseguense, de Casegas, em 2004.

Um património valiosíssimo que o Município da Covilhã quis felicitar e homenagear, abrindo esta exposição no dia das Filarmonias (1 de Setembro) e que fai estar patente ao público até 29 de dezembro, contemplando um estudo valioso de cada filarmónica deste Concelho. A mesma integra ainda peças emblemáticas da história e da memória das bandas.

Na sessão de abertura foi presidida pela vereadora da cultura, da Câmara da Covilhã e estiveram presentes representantes das sociedades filarmónicas do concelho de outras entidades ligadas à filarmonia. Regina Gouveia enalteceu e agradeceu o papel, cultural, mas também social e comunitário que as badas filarmónicas têm representado e representam no tecido social, classificando-as como um valiosíssimo património, assente na solidariedade e no voluntariado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *