Ana Sofia Caramelo sagrou-se campeã nacional de contrarrelógio. A ciclista natural de Caria gastou cerca de 30 minutos e 54 segundos para cumprir os 21,5km da prova de Elite Feminina nos Campeonatos Nacionais de Estrada que decorrem na vila de Mogadouro, no distrito de Bragança.
Depois do terceiro lugar em 2022, Ana Sofia Caramelo prometeu dar tudo nesta edição, não deu hipótese á concorrência terminou o contrarrelógio com cerca de 51 segundos de vantagem sobre a segunda classificada, Vera Vilaça (quarto lugar em 2022), a uma média de 41,77km/h.
“Foi um objetivo mais do que conseguido. Estava muito calor, foi necessário gerir muito bem, até porque na primeira metade o vento não estava a nosso favor. O objetivo era vencer, mas sabia que tinha concorrência forte. Felizmente ganhei, mas agora não faço prognósticos para a prova de fundo”, disse Ana Caramelo antes de subir ao pódio, em declarações à Federação Portuguesa de Ciclismo
.
No dia seguinte a ciclista de Caria pedalou na prova de fundo (89km) ao serviço da sua equipa de ciclismo “Maiatos”, fechando o segundo dia no quarto lugar a 3m01s da vencedora. Na última edição, também disputada em Mogadouro, Ana Sofia Caramelo terminou no 10º lugar da prova de fundo de Elite Feminina. Este ano conseguiu mais uma vez superar-se.
Jhs