Meninas Casadoiras é o título da quarta exposição que está na Casa de Exposições da Trincheira, em Caria e vai ficar patente até ao dia 6 de Setembro.
A mostra foi inaugurada no sábado dia 24, pelo presidente da Junta Silvério Quelhas e perante um contingente de muitas pessoas, ao qual as iniciativas de Caria já nos vão habituando.
Lá dentro um conjunto de 14 vestidos de noiva, cedidos por pessoas de Caria e cada um com um painel descritivo sobre a sua origem, pertença e data do evento, acompanhado de respetivo assento de registo de matrimónio, no livro da paróquia e/ou registo civil.
Outros painéis descrevem as tradições do Casamento em Caria desde os últimos cem anos, bem como os seus preceitos, desde os convites aos enxovais.
Para além dos enxovais também algumas mobílias, desde tocadores, camas, roupas e vários adornos, próprios das noivas e correspondendo a várias épocas. Não faltando inclusivamente o bolo de noiva, arroz doce e espumante que foi distribuído pelos visitantes.
A ideia foi proposta pela Drª Ana Soares, que à semelhança das outras propostas a Junta de Freguesia acolheu e ampliou, contando com colaborações mais diretas de Graça Neiva, Carla Rocha, António Borges, Mário Tomás e vários outros fregueses de Caria que cederam matérias colaboraram e incentivaram a iniciativa.