FALECEU JOÃO MALACA CASTELEIRO

O linguista João Malaca Casteleiro, coordenador do dicionário da Academia das Ciências e figura central do novo Acordo Ortográfico, morreu na sexta-feira, aos 83 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa.

Natural de Teixoso, Covilhã, Malaca Casteleiro licenciou-se em Filologia Românica em 1961, tendo obtido o doutoramento pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 1979, onde se tornou professor catedrático desde 1981, e presidiu ao Conselho Científico desta Faculdade entre 1984 e 1987,

O professor Malaca Casteleiro, foi também membro da Academia das Ciências de Lisboa, diretor de investigação do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, conselheiro científico do Instituto Nacional de Investigação Cientifica.

Foi ainda presidente do Instituto de Lexicologia e Lexicografia entre 1991 e 2008. foi o responsável pela versão portuguesa do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, bem como o coordenador científico do Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea e do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa editado pela Porto Editora em Outubro de 2009.

Em 2001 foi distinguido grande-oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

jhs

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *