Correio de Caria

Feira Medieval Regressa a Belmonte

A XVII Edição da Feira Medieval de Belmonte, já tem data marcada para 12 a 15 de Agosto. O cartaz e programa oficial foi apresentado neste dia 7 de julho, em conferência de imprensa, junto ao Castelo de Belmonte.

Dois cortejos Medievais, animação de rua, representaçõres teatrais, duas ceias Medievais, tudo com trajes a rigor e onde se esperam centenas de figurantes. Também atividades para as criação que vão desde passeo de burro a jogos campais.

Dias Rocha salientou o empenho e orgulho que o concelho faz na Feira Medieval, a qual garantiu que enquanto for autarca, a irá manter. Lamentou que nenhum dos quatro presidentes de Junta do concelho estivessem nesta apresentação. Apelou à comunicação social para que ajude a promover o envento que está já se encontra entre as cinco melhores feiras medievais do País, onde se quer manter e superar.

Elizabete Robalo coordenadora do Programa Cultural, referiu que na feira deste ano se procura estabelecer alguma paralelismo entre os periodos pós pandemia, das pestes medievais e o pós-pamdemia Covid19 do séculu XXI. Procurando que talcomo nessa época, seja uma alvorescer de esperança que traga a alegria de volta às ruas e para a Festa.

Joaquim Costa presidente da Empresa Municipal, entidade que organiza o evento, referiu que a feira tem ainda outras inovações, numa linha que visa envolver cada vez mais a população do concelho, quer através das coletividades, onde se pretende que estas tenham um papel muito ativo desde os bares à participação nos desfiles, anunciando que haverá bonificações para as associações que inscrevam mais participantes nos cortejos. Quer ainda no envolvimento dos agricultores e artesãos do concelho que serão isentos de taxa, podendo colocar os seus produtos à venda na Feira Medieval.

Na sinopse do evento a página do Municipio refere que “Belmonte Medieval é um evento que nos faz recuar no tempo, que nos leva ao convívio com almocreves, mercadores, mendigos, clérigos, cavaleiros, entre outras personagens da época.

A organização do evento Belmonte Medieval 2022 (XVII Feira Medieval) tem como objetivo a recriação de um ambiente à época medieval, no qual o comércio, as artes e ofícios medievais bem como o artesanato nacional e internacional tem uma forte presença.

O evento assume caraterísticas próprias, as quais pela sua especificidade obrigam à definição de normas e regras de funcionamento e de participação. O presente documento tem como objetivo, de forma clara e transparente, sintetizar todas as informações de participação por parte de mercadores, artesãos, regatões e artífices interessados”.

One thought on “Feira Medieval Regressa a Belmonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *