Correio de Caria

Sabugal com o Maior Presépio Natural

É já uma marca do Sabugal, considerado como o Maior Presépio Natural, localizado no Centro Histórico desta vila e ocupando uma área de 1100 metros quadrados. Para além da sua dimensão o presépio do Sabugal tem a particularidade de ser construído com materiais recolhido da natureza como troncos de castanheiros, heras e musgos.

A inauguração teve lugar no dia 7 de dezembro e prolonga-se até 9 de janeiro. Esta recriação contempla diversas cenas bíblicas relacionadas com a Natividade, a uma escala natural que leva os visitantes a sentirem-se como parte integrante do mesmo.

Associado à edificação há um vasto programa de animação e exposições que refletem um conjunto de atividades desenvolvidas em redor da iniciativa.

A sessão inaugural no dia 7 de dezembro, contou pelas 17 horas, com parada de Natal e concerto pelas vozes do cantor lírico Carlos Guilherme e da fadista Teresa Tapadas, acompanhados ao piano por Pedro Vieira de Almeida.

Integrada na dinâmica do evento, a exposição de sensibilização ambiental intitulada ‘Estrelas de Natal brilham no Sabugal’ (com estrelas feitas a partir de materiais naturais e reciclados) está patente na Rua 5 de Outubro e junto aos Paços do Concelho, uma mostra de trabalhos realizados pela Comunidade Escolar e IPSS do concelho.

Junto ao imponente Castelo de Cinco Quinas tem lugar um Mercadinho de Natal, constituino montra para exposição e venda de produtos e de artesanato local, que se organiza, igualmente, num formato online, por meio da plataforma SmartFarmer.

Um espaço dedicado aos mais novos que conta com oficinas de origami, pinturas faciais, cinema de sombras e muitas outras surpresas.

A programação engloba ainda várias atuações musicais, com a Associação Etnográfica de Sortelha, Sociedade Filarmónica Bendadense, Grupo Etnográfico do Sabugal e Grupo de Cavaquinhos da Bendada. Vai também ter lugar a apresentação de peça de teatro pelo Grupo Anel de Pedra – Escola de Artes, demonstração de Hip-Hop, concertos com a Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral/Polo do Ensino Articulado do Sabugal e os ‘The Undercovers’, animação itinerante com a Companhia Boca de Cão e o III Trail Terras do Lince organizado pelo Clube Terras do Côa. O concerto de encerramento está marcado para o dia 9 de janeiro, em que a Academia Diplix apresenta o espetáculo ‘Músicas da Nossa Vida – Especial Músicas da Disney’.

A Câmara Municipal e a ADES – Associação Empresarial do Sabugal voltam a promover o Concurso de ‘Montras de Natal’, com o principal propósito de dinamizar o comércio local, destacando a criatividade dos comerciantes subordinada à temática dos elementos naturais.

Para dar as boas-vindas a 2022, as cinco vilas medievais – Alfaiates, Sabugal, Sortelha, Vila do Touro e Vilar Maior – iluminam-se com espetáculos pirotécnicos, na passagem do ano.

Assente numa estratégia de promoção e divulgação do território, que pretende envolver os locais e atrair mais visitantes, o Presépio de Natal é um evento tão identitário do concelho do Sabugal que “num programa impar” desafia os visitantes a “Surpreender os Sentidos” .

De acordo com as medidas de controlo da pandemia de Covid-19, as regras de acesso ao ‘Sabugal Presépio – O Maior Presépio Natural’ são:

Máscara obrigatória
Obrigatoriedade de apresentação de (para maiores de 12 anos):
Certificado de vacinação ou de recuperação
ou
Teste PCR (72h) ou Antigénio (48h) com resultado negativo

O programa completo pode ser consultado em:

https://www.cm-sabugal.pt/wp-content/uploads/2021/12/Programa_Sabugal_Presepio_2021.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *