Uma Força Raiana

Novo Livro de Caldeira Gonçalves

Decorreu no dia 2 de Dezembro em plena Freira do Azeite e da Azeitona, em Malpica do Tejo, o lançamento do livro “Força Raiana” do nosso associado José Maria Caldeira Gonçalves.

Caldeira Gonçalves, poeta e escritor natural de Malpica do Tejo, , lançou neste certame o seu quarto livro de poesia, este dedicado exclusivamente aos costumes, tradições e sentimentos raianos, como “uma força que vem do interio”r e a que do prefácio saíu o titulo do livro como “Uma Força Raiana”.

Na mesa de apresentação do livro estiveram: O editor João Carrega da RVJ editores; o jornalista Jorge Henriques Santos, autor do prefácio; o autor José Maria Gonçalves; o Presidente da Junta de Malpica do Tejo, Jorge Diogo” e o presidente do Centro Social N. Srª das Neves.

O Centro Social N. Srª das Neves é uma IPSS que possui Centro de Dia e Lar de Idosos em Malpica do Tejo, para onde reverte mais uma vez a receita deste quarto livro de Caldeira Gonçalves.

A Sessão embora num ambiente pouco apropriado para a intimidade que um evento destes requere, já que feita no centro do pavilhão da feira, teve a vantagem de não passar despercebido perante as largas centenas de pessoas que estavam no recinto. Merecendo a atenção e o aplauso de muita gente, com um extraordinário resultado de vendas no local.

 Muitos conterrâneos e amigos do poeta, fizeram questão de estar presentes e o vir felicitar pela sua obra literária, agradecendo o propósito de o resultado da venda reverter mais uma vez para a instituição de solidariedade de Malpica.

A festa prosseguiu depois com muita animação neste certame que colca a terra de José Maria Caldeira no mapa e vai na 12ª Edição de um evento que contou mais de 15 as performances artísticas e musicais, com bombos, concertinas, cavaquinhos, filarmónicas e bandas, com destaque para o Iº Encontro de Cantadeiras, que reuniu 4 grupos de cantares provenientes da Beira Baixa e do Alentejo e um passeio pedestre reuniu vários participantes que puderam descobrir um pouco mais sobre a “Rota dos Olivais”.

Em suma uma grande “Força Raiana”, bem corporizada no livro do nosso associado.

jhs