O Criptojudaísmo de Belmonte foi nomeado candidato as 7 Maravilhas da Cultura Popular.
A candidatura de Belmonte recebeu o selo de Nomeado enquanto candidato à edição das 7 Maravilhas da Cultura Popular a decorrer este ano de 2020. Este selo base das 7 Maravilhas advém da validação pelo Conselho Científico, para o concurso que decorrerá
Em cada programa na RTP, num total de 20 programas a realizar nos meses de Julho e Agosto, será apurado um pré-finalista que passa às semifinais.
Através do Decreto-Lei nº 139/2009, este concurso visa: “ Valorizar o papel que a vivência e reconhecimento do património cultural imaterial desempenha na sedimentação das identidades colectivas, a nível local e nacional, ao mesmo tempo que se propicia um espaço privilegiado de diálogo, conhecimento e compreensão mútuos entre diferentes tradições
O tema do concurso 7 Maravilhas de Portugal 2020 é a Cultura Popular, e as candidaturas, que podem incluir sete exemplos de património. O projecto foi apresentado no Museu de Arte Popular, em Lisboa, pelo presidente das 7 Maravilhas, Luís Segadães, e pelo director de Programas da RTP1 e RTP Internacional, José Fragoso.
Dentro do tema, as categorias a concurso são: artesanato, lendas e mitos, festas e feiras, músicas e danças, rituais e costumes, procissões e romarias, e artefactos.
Nesta 9.ª edição das Maravilhas de Portugal, os candidatos vão ser votados por cada um dos 18 distritos e das duas regiões autónomas, numa fase em que haverá sete candidatos por cada distrito e região autónoma.