Novo Livro Sobre Caria

Da autoria do professor Vítor Manuel Mendes de Sousa, as Edições Ex. Libris com chancela do “Sitio do Livro” lançaram à estampa uma publicação denominada “Contributos e Reflexões para a História de Caria”.

A obra com cerca de 200 páginas, ostenta capa de cartolina dura de alto brilho com arranjo de imagem Filipa da Câmara Pestana, onde figura no primeiro plano Capela de Santo António e no segundo plano o antigo edifício da Casa da Torre.

Nos conteúdos o primeiro Capítulo é dedicado às “Origens de Caria”, onde se referem vários registos desde o Alfoz da Covilhã; as disputas entre a Covilhã e os Bispos da Guarda; a fundação de Caria, a origem do nome etc. O segundo capítulo é dedicado à “Evolução da Malha Urbana”, desde o Núcleo Primitivo à Idade Moderna. O terceiro capítulo regista o que denomina de “Novos Contributos”, desde o presumível Foral de Caria, os Itinerários Régios, o registo histórico sobre vários pontos do património histórico, o concelho de Caria, entre outros aspetos. Num quarto capítulo denominado por “Maldades que nos Fazem” o autor refere alguns dados históricos sobre a Estação de Correios e a Estação de Caminho de Ferro, bem como a sua progressiva desativação: Um quinto capítulo com notas soltas, onde Caria é referida, em vários episódios da História de Portugal. Por final as notas biográficas antecedidas de um captulo de “Anexos” com cópias de vários documentos e fotografias que sustentam as discrições do autor.

No texto de Sinopse refere-se que “Situar a génese de Caria é ter de procura na região medieval entre o Côa e o Zêzere; por onde entraram invasores, arrasando, queimando, saqueando e onde se deram incontáveis avanços e recuos de Cristãos e Árabes… Os escaços registos documentais que resistiram ao passar dos tempos, ao vandalismo e à incúria dos homens, indicam-nos o alvorecer de Caria no antigo Alfoz da Covilhã medieval, feito de terra vasta, que se alargava, aproximadamente do Côa ao Tejo.”

jhs

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *