Santiago Biketour

Chegou no final da tarde de segunda-feira, dia 15 de agosto a Caria, o autocarro com os excursionistas e os peregrinos do Santiago Biketour, uma iniciativa da Turiscaria que constou de uma excursão de devotos a Santiago de Compostela e uma peregrinação de bicicleta a este santuário.

A madrugada de sexta-feira dia 12, um grupo 22 participantes, (18 ciclistas e quatro elementos do staf de apoio) reuniu-se no largo da Junta de Freguesia e após as instruções do guia José Armando fizeram-se à estrada, pelos trilho tradicionais indicados para bicicleta no Caminho de Santiago.

Pela hora de almoço, já os corajosos davam conta da sua chegada a Vila Nova de Foz Coa, vindo a terminar esta jornada em Mirandela com cerca de 170 kms percorridos.

Nesta cidade, como não existe albergue de Peregrinos, a Câmara Municipal de Mirandela proporcionou-lhes estadia numa Residencial de Estudantes, onde referem ter ficado muito confortáveis.

Com os Autarcas de Mirandela

Dia 13 os ciclistas da Beira rumaram para norte, entraram na Galiza e fizeram mais 140 kms até Orense. Na cidade termal de Orense, foram alojados no Albergue do Grelo, um acolhimento para Peregrinos, já muito freguentado por caminhantes e ciclistas que vindos dos mais variados pontos da Europa e do Mundo, peregrinam para Santiago.

De Orense a Santiago de Compostela, foi a jornada para o dia 14, a mais curta com cerca de 107 kms, mas que segundo as várias lendas é sempre das mais difíceis. Uma jornada que confirmou a eficácia da preparação, coesão do grupo e verdadeiro espírito peregrino, permitindo que todo o grupo com a mesma composição que saiu de Caria, entrasse na Cidade de Compostela.

Na retaguarda dos corajosos ciclistas que nos três dias percorreram 450kms, seguiram também duas carrinhas de apoio, com águas, suplementos alimentares, equipamento de primeiros socorros e duas eficazes enfermeiras.

Entrados na cidade que outrora foi o maior local de culto Cristão do Mundo, foi momento de carimbar passaportes, requerer a Compostela. Aqui se encontraram também com a restante comitiva de Caria, os 22 devotos excursionistas que neste domingo, dia 14, pela manhã saíram da vila e por vias mais rápidas rumaram também na busca de Santiago.

A dormida foi conjunta num Albergue de Peregrinos na Cidade de Compostela. Apesar de por receio dos contágios, não ser permitido dar o abracinho ao santo, nem bater com a cabeça na porta, foi possível para quem quis passar a Porta Sagrada (este ano ainda aberta, dado que o Jacobeu foi alargado para 2021 e 2022) e assistir à missa dos peregrinos, com o “super mega” “bota-fumeiro”, exclusivo desta catedral.

Foi hora de em conjunto, todos regressarem à terra natal, com um somatório de muitas emoções, muitas partilhas e muitas gratidões, uns e outros revelaram à chegada estar “de peito cheio” e querer “para o ano repetir”.

jhs

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *