Gal Costa

José António Saraiva
Músico
Caria

No mês em que se perde uma das maiores vozes do brasil presto aqui a minha simbólica homenagem a Maria da Graça Costa Pena Burgos, mais tarde adotando o nome de Gal Costa. Qual a música que logo veio ao pensamento no segundo a seguir a notícia da sua morte? Dia de Domingo. Mas foi mais surpreendente que nas redes sociais novos e velhos começassem a inundar as redes socias com músicas em sua homenagem. Mais uma prova que em Portugal também era Senhora da Música. Trabalhou como balconista da maior loja de discos em Salvador
Gal Costa foi apresentada a Caetano Veloso por amigos em comum em 1963 e desde o primeiro minuto que nasceu uma grande amizade. Estreou- se nos palcos em 1964 com outros grandes nomes da música brasileira como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Bethânia.
Mesmo assim das suas grandes inspirações foram grandes estrelas rock internacional da altura como Janis Jopling e Jimmy Hendrix
No início dos anos 70 passa uns tempos em Londres para uma temporada ao pé dos amigos Caetano Veloso e Gilberto Gil, nessa altura de exilados pela ditadura militar. Dessa viagem trouxe uma mão cheia de sucessos para mais um álbum. Começa também a compor para os grandes sucessos da Globo. Gal Costa participou num dos programas mais marcantes da Globo nos anos 80 intitulado MULHER80 onde participaram outros grandes nomes do meio artístico brasileiro que teve nessa década a maior explosão de talentos nas mais diversas áreas. No final dos anos 70 deixa também deixa de lado o estilo Rock que a tinha consagrado até lá e focou-se mais na MBP (Musica Popular Brasileira) .
Com o seu amigo de longa data, Caetano Veloso, como grande parceiro nas composições, entre outros, Gal Costa gravou 31 Álbuns de Estúdio na sua carreira.
Manteve a sua vida pessoal afastada dos holofotes visto ser bissexual. Nunca teve filhos por ter um problema que a impedia. Mas adotou em 2007 um menino de dois anos que vivia numa situação muito precária numa favela do Rio de Janeiro. Dizia que se tornara uma pessoa melhor depois da maternidade. E assim nos vamos recordar para sempre daquele dia de Domingo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *